Ideb 2019: Sergipe avança em todas as etapas da Educação Básica

Os dados apresentados nesta terça-feira, 15, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação

Básica (Ideb) referente a 2019 mostram que Sergipe acompanhou os índices nacionais, alcançando a meta para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), e continuando em uma linha histórica de crescimento para os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Nos Anos Iniciais, a média do Ideb 2019 foi de 5,1, atingindo o previsto em 5,0, ficando em 24º lugar na lista dos estados brasileiros. Para os Anos Finais, Sergipe pontuou o Ideb de 4,1, configurando-se no 23º da lista entre os estados. No Ensino Médio, Sergipe cresce ao patamar de 3,7 no Ideb 2019, posicionando-se no 21º lugar entre os estados brasileiros.

Os dados detalhados serão apresentados pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, em coletiva a ser realizada nesta quarta-feira, 16, às 10h, no auditório Hermínia Caldas, Centro Administrativo e Pedagógico da Seduc.

Municípios
Parte dos municípios de Sergipe também obtive um excelente resultado. É o caso de
São Cristóvão, que segundo a Prefeitura, é o município com o maior crescimento na avaliação do IDEB 2019 em Sergipe. O município apresentou um crescimento de 1,2 pontos nos anos iniciais e 0,5 pontos nos anos finais do Ensino Fundamental. Saltando da 49ª posição no Estado para a quinta posição.

Siriri, conforme informações divulgadas pela Prefeitura, em números gerais, foi a 2ª cidade que mais evoluiu no IDEB dos anos finais do ensino fundamental, saindo de 2,8 para 4,2 e subindo da 48ª para a 5ª posição no ranking estadual. Nos anos iniciais não foi diferente. O município apresentava uma nota de 3,7 e passou a 4,5, saindo da 52ª para a 19ª posição, sendo que, neste caso, apresenta a 8ª maior nota do estado, aparecendo como a 5ª cidade que mais evoluiu nesta fase do ensino fundamental.

Ideb

Criado em 2005, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: as médias de desempenho nas avaliações externas (no Sistema de Avaliação da Educação Básica) e aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar. Por conta disso, o índice que vai de 0 a 10 é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

A Educação sergipana melhorou muito nos últimos anos. O Estado inverteu uma curva histórica de oscilações e melhorou de maneira evidente a qualidade do ensino ofertado aos alunos sergipanos.

 

Com informações da Seduc e das Prefeituras de São Cristóvão e Siriri

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on skype

RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *